PF pede ao STF inquérito contra Nikolas Ferreira por chamar Lula de “ladrão”

 PF pede ao STF inquérito contra Nikolas Ferreira por chamar Lula de “ladrão”

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Compartilhe

A Polícia Federal (PF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal ( STF ) a abertura de um inquérito contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A ação é baseada em uma declaração do parlamentar sobre o presidente Lula (PT). 

Durante uma reunião de líderes jovens, realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no ano passado, Nikolas se referiu ao petista como “um ladrão que deveria estar na prisão”. 

O Código Penal prevê que, quando suposto crime de injúria é cometido contra o presidente da República, cabe ao Ministério da Justiça solicitar a apuração. O pedido foi encaminhado no início de janeiro ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, por Ricardo Cappelli, ex-secretário-executivo da pasta, que substituía o então ministro, Flávio Dino.

Na quarta-feira (7), o delegado da PF Fabio Fajngold enviou o pedido de abertura do inquérito ao STF, ao qual cabe autorizar a investigação. Além de Lula, Nikolas atacou o STF e ativistas como o ator americano Leonardo Di Caprio. O início de uma investigação, porém, depende que o ministro Luiz Fux acolha o pedido da PF.