Cerca de 450 mil famílias são afetadas pela seca na Bahia, Osni Cardoso

 Cerca de 450 mil famílias são afetadas pela seca na Bahia, Osni Cardoso

Foto: Divulgação

Compartilhe

Nesta terça-feira (6), em entrevista à Rádio Metrópole, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), Osni Cardoso, revelou que cerca de 450 mil famílias estão sendo afetadas pela seca no estado e falou sobre como a gestão estadual tem atuado. Atualmente a Bahia conta com São 208 municípios em estado de emergência, 195 deles relacionados à seca e 13 à chuva.

“A gente tem que conviver com essas duas facetas, tem que atuar nos municípios ao mesmo tempo. Alguns receberam muita chuva mesmo estando em estado de emergência para seca. Mas a chuva da forma que ela está chegando ela também não resolve, ele vem de vez e aí não fica. Pode até entrar água no açude, no reservatório, mas a produção de alimento ainda não é possível se vier de uma vez só. É necessário que ela venha de forma contínua”, disse o secretário.

Osni também explicou que a falta de chuva já era algo esperado pelos produtores baianos, mas as altas temperaturas agravaram a situação. “O que agravou este ano foi a alta temperatura, que aí não é só secar o mato, a mortandade de animais e das plantas, fez também com que a água evaporasse mais rápido. Então a gente perdeu uma quantidade de água mais rápido, a gente não tinha isso, não tinha como prever. Acabou que uma estiagem muito mais curta do que o que a gente já teve fez um efeito muito mais danoso que antes”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário, ao todo são cerca de 450 mil famílias sofrendo com a seca na Bahia. Ele pontuou ações como a distribuição de cestas básicas, de ração para animais, além da contratação de carro pipa e perfuração de poços e ampliação de reservatórios. De acordo com ele, o governo do estado já destinou R$ 450 milhões para ações de convivência direta e emergenciais.