Ouça a Rádio Soteropoles aqui

Carnaval 2024: Transalvador inicia fase de testes dos controles de acesso aos portais

 Carnaval 2024: Transalvador inicia fase de testes dos controles de acesso aos portais

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Compartilhe

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou os testes com a tecnologia que fará o controle eletrônico de acesso aos portais do carnaval. A testagem será feita no pórtico instalado na Av. Centenário, na via principal, na altura da Farmácia Drogasil, no sentido Orla. 

Letreiros serão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles vão gerar informações visuais para cada um dos motoristas que utilizarem aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar. Concomitantemente, os instrumentos transmitirão informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.

“É importante destacar que neste período de testes os condutores que passarem pelos portais não serão notificados. Este será o momento de nós aferirmos os radares e câmeras, ajustarmos os posicionamentos. O alerta é para os moradores que ainda não solicitaram as credenciais. Não deixem pra última hora!”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.

Para o carnaval deste ano serão instalados 15 portais para acesso veicular dos moradores das zonas de restrição de circulação. Serão 5 zonas, divididas em 12 regiões distintas. As credenciais serão numeradas de acordo com as subzonas. O cidadão terá acesso livre ao portal específico da sua subárea.

A partir do dia 08 de fevereiro, data que marca o início oficial da folia momesca na capital, até a madrugada da quarta-feira de cinzas (14/02) o controle de acesso pelos portais passa a ser efetivo. Neste período, todos os dias, das 13 horas às 05 horas do dia subsequente, o controle eletrônico estará ativado, ou seja, só devem passar quem estiver devidamente credenciados com acesso à respectiva subzona. Fora desses períodos, a circulação dos veículos é livre entre as áreas de restrição, independente do credenciamento. O acesso às residências localizadas na área dos circuitos ficará condicionado à programação dos desfiles.

Quem não possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada será autuado pela fiscalização eletrônica.

A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.