Explosão de tanque de óleo deixa quatro feridos na Refinaria Abreu e Lima

 Explosão de tanque de óleo deixa quatro feridos na Refinaria Abreu e Lima

Foto: Reprodução/Redes sociais

Compartilhe

Nesta quinta-feira (25), quatro trabalhadores ficaram feridos após uma explosão na Refinaria de Abreu e Lima (RNEST), no município de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, a 50km de Recife. Segundo a Petrobras, o acidente ocorreu durante a manutenção de um tanque de petróleo.

A explosão teria sido ocasionada por um fagulhamento seguido de chama, que posteriormente foi controlada por equipes internas da RNEST. Os feridos foram socorridos e encaminhados para hospitais da região. Ainda de acordo com a empresa, um trabalhador já foi liberado e outros três ainda seguem sendo atendidos.

Ainda não se sabe a causa do fagulhamento, mas a Petrobras afirmou que será investigada e informou que as unidades de produção da refinaria operam normalmente mesmo após a explosão. 

O Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro PE/PB) emitiu uma nota sobre o acontecimento e afirmou que uma comissão está sendo formada na RNEST, com participação do sindicato e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para apurar as causas do ocorrido.

Esse não é o primeiro acidente na refinaria. Em setembro de 2021, um trabalhador de uma empresa terceirizada acabou morrendo durante a manutenção de um equipamento na unidade de ar comprimido da refinaria. No ano seguinte, em 2022, um vazamento de produto inflamável já havia causado um grande incêndio, mas sem feridos.