Operação da PF investiga fraudes em benefício do INSS

 Operação da PF investiga fraudes em benefício do INSS

Foto Ilustrativa: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhe

Na manhã desta terça-feira (23), a Operação Melhor Idade, que investiga fraudes no recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao Idoso, foi deflagrada pela Polícia Federal (PF). No total, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão no Piauí, Goiás e Distrito Federal (DF).

As investigações apontam que os prejuízos gerados ao cofre público chegam a R$ 13 milhões. A organização criminosa atuava desde 2021 na criação de Cadastros de Pessoas Física (CPF’s) falsos para conseguir o benefício.

A PF identificou a criação de 268 CPF’s falsos de indivíduos com mais de 65 anos, que teriam obtido 208 benefícios com esses documentos.

Com as evidências da investigação devidamente apresentadas, a Justiça do Distrito Federal decretou o cancelamento dos 151 benefícios ainda ativos, que geravam prejuízo anual de cerca de R$ 2,7 milhões, e o bloqueio de imóveis, veículos e contas, vinculados aos investigados e aos CPFs falsos.

A ordem judicial prevê ainda o cancelamento dos CPF’s, a suspensão imediata dos benefícios obtidos, bloqueio de contas bancárias, restrição em veículos e imóveis, além de eventuais empresas cadastradas registradas nos benefícios falsos.