Maduro e presidente da Guiana se reúnem nesta quinta com mediação do Brasil

 Maduro e presidente da Guiana se reúnem nesta quinta com mediação do Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Reprodução Redes Sociais

Compartilhe

Nesta quinta-feira (14), os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e o presidente da Guiana, Irfaan Ali, se encontraram em São Vicente e Granadinas, país do Caribe e atual presidente de turno da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac), para participar de uma reunião intermediada pelo governo brasileiro.

A tensão entre ambos os países tem aumentado desde que Maduro realizou um referendo pela anexação de Essequibo, que faz parte do território guianense. 

Celso Amorim foi o representante oficial do Brasil na reunião, ele é o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais. O diplomata não realizou interferências ao longo do encontro e, segundo a GloboNews, o posicionamento de integrantes do Planalto também é contra ações unilaterais que agravam a situação”.

Maduro utilizou as redes sociais para compartilhar registros do momento em que desembarcou no aeroporto da cidade. “Chegamos a São Vicente e Granadinas com a bandeira da paz e o mandato do povo venezuelano em alto”, escreveu o presidente da Venezuela.