Morre ex-deputado federal e líder do movimento negro Luiz Alberto

 Morre ex-deputado federal e líder do movimento negro Luiz Alberto
Compartilhe

O ex-deputado federal Luiz Alberto Silva dos Santos, morreu aos 70 anos, na manhã desta quarta-feira (13) após sofrer um infarto na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Luiz era uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro. A informação foi confirmada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), a quem era filiado.

Informações iniciais apontam que Luiz Alberto passou mal durante a madrugada e foi levado para uma unidade de saúde do município, mas não resistiu.

Luiz Alberto foi deputado federal em 2001 e 2015. Atualmente ele ocupava o cargo de assessor da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo da Bahia.

Ele era natural do quilombola Baixa do Guaí, em Maragogipe, no recôncavo da Bahia. Tinha um histórico militante do Movimento Negro brasileiro, sendo uma de suas maiores lideranças, reconhecido, entre outros motivos, por ser um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU) e por ter atuado na defesa dos direitos da população negra na Câmara dos Deputados.