Pacheco defende desoneração e promete pautar veto ainda neste ano

 Pacheco defende desoneração e promete pautar veto ainda neste ano

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Compartilhe

Nesta sexta-feira (24), o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comentou sobre o veto total ao projeto que prorrogava a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios pequenos, falando que defende o veto presidencial e prometeu analisar ainda neste ano.

Pacheco também afirmou que a pauta econômica do governo não será atrasada por causa do veto. “O problema é que a desoneração tem um prazo [de validade] até 31 de dezembro, e nós precisamos decidir se prorrogamos ou não a desoneração, pois gerará uma instabilidade e insegurança jurídica muito grande nessas empresas que podem, com a não prorrogação, ter uma demissão muito significativa”.

Pacheco acrescentou que, antes de pautar o veto, vai ouvir as propostas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que prometeu adotar outras medidas para reduzir os efeitos do fim da desoneração para as empresas. Além disso, o presidente do Senado lembrou que o último veto à desoneração da folha de pagamento no antigo governo foi derrubado no Congresso.

Como o projeto foi aprovado pela maioria na Câmara e no Senado, existe a expectativa para a possível derrubada desse veto, conforme alguns parlamentares já têm se manifestado. O líder do bloco que une os partidos PP e Republicanos no Senado, Ciro Nogueira (PP-PI), criticou o veto. “Esse lamentável veto certamente será derrubado pelo Congresso e em velocidade recorde”, disse.