Juízes Federais farão homenagem a Salomão Viana

 Juízes Federais farão homenagem a Salomão Viana

Foto divulgação

Compartilhe

A Associação dos Juízes Federais da Bahia (AJUFBA), com o apoio da Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia, prestará uma homenagem ao juiz federal e professor Salomão Viana. A cerimônia ocorrerá na quinta (23/11) no auditório do Fórum Teixeira de Freitas, em Salvador, onde está sediada a Justiça Federal baiana. Na ocasião, em reverência ao homenageado, serão proferidas palestras pelos renomados juristas Fredie Didier Jr. e Eduardo Sodré.

Acumulando as atividades de juiz federal e professor da Faculdade de Direito da UFBA, o homenageado é considerado uma fonte de inspiração no meio jurídico baiano.  São muitos os juízes federais e os servidores da Justiça Federal que foram seus alunos na faculdade e que o consideram o grande influenciador para que escolhessem a carreira.

A opção do juiz federal Salomão Viana de se desligar precocemente da magistratura está agitando o ambiente jurídico. Magistrados e servidores realçaram que há uma sensação de orfandade na Justiça Federal. Para muitos, a figura de Salomão Viana é um símbolo da instituição. Ao mesmo tempo, há o sentimento de que as qualidades do homenageado continuarão a fascinar, seja no magistério, seja na área que ele irá abraçar profissionalmente.

Pela primeira vez, uma homenagem desse tipo será prestada, na Justiça Federal, por colegas, para um juiz que fez a opção de se desligar da magistratura. Num ambiente de iguais, o homenageado se destacou como uma referência.

Salomão Viana graduou-se em Medicina, pela UFBA, e em Direito. Advogou intensamente e atuou como juiz estadual (TJ-BA), antes de ingressar na Justiça Federal. É conhecido nos meios jurídicos pela oratória vibrante, pelo fervor na defesa dos valores éticos, pelo entusiasmo com que trabalha com o Direito e pelo profundo conhecimento jurídico. Na sua trajetória, foi homenageado pela Câmara dos Deputados, pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região – TRT5 e pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – TRE-BA.

Atuou como Diretor do Foro da Seção Judiciária. Na sua administração, o reconhecimento do valor dos servidores foi o centro das atenções. 

Foi juiz do TRE-BA, representando a Justiça Federal. Membros do Ministério Público Eleitoral, magistrados estaduais que compuseram o tribunal, advogados que trabalham com Direito Eleitoral e servidores do TRE-BA registram que a passagem de Salomão Viana por aquele tribunal marcou uma época.