Bruno Reis critica aumento de ICMS e confirma reajuste na tarifa de ônibus

 Bruno Reis critica aumento de ICMS e confirma reajuste na tarifa de ônibus

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

Compartilhe

Nesta quarta-feira (8), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), criticou a aprovação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) do projeto de lei que determina o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de 19% para 20,5%.

Para o prefeito, a decisão dos deputados baianos agrava a crise do transporte público soteropolitano. “Porque vai incidir mais ICMS no combustível e, infelizmente, quem vai pagar a conta é a população. A gente vem há muito tempo pleiteando a redução do ICMS do óleo diesel. O único no Brasil que não dá 1% de desconto no ICMS do transporte público é o Estado da Bahia”. Ele ainda explicou que o valor da tarifa dos ônibus leva em consideração vários fatores, inclusive o combustível.

Bruno Reis confirmou o reajuste na passagem de ônibus, mas não detalhou quando será aplicado. De acordo com o prefeito, as negociações com o governo federal para a concessão de um subsídio federal ao setor de transporte não avançaram.

O gestor municipal também criticou os constantes aumentos no ICMS aprovados pelos deputados estaduais durante o período governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Depois de ter aumento de 17% para 18% no primeiro ano do PT (Jaques Wagner), de 18% para 19%, no final do segundo governo do PT (Rui Costa), já inicia o terceiro mandato do PT (Jerônimo Rodrigues) com aumento para 20,5% e agora é o maior ICMS do Estado brasileiro”.