Salvador lança serviço para tratamento da “língua presa” em crianças 

 Salvador lança serviço para tratamento da “língua presa” em crianças 

Profissionais de saúde orientam sobre amamentação na Semana Mundial de Aleitamento Materno, no Palácio do Catete.

Compartilhe

Salvador lança nesta quinta-feira (26) o serviço de frenectomia lingual para bebês e crianças de 0 a 4 anos. A inauguração será realizada às 9h, no Centro de Especialidade Odontológica, situada no Multicentro Carlos Gomes, pela vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. É a primeira vez que o Município oferta o serviço para esse público.  

Desde a instituição da Lei 13.002/2014, que incluiu o “teste da linguinha” no conjunto de exames de triagem neonatal nas maternidades, Salvador passou a registrar aumento de diagnósticos de anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”. Trata-se de uma anomalia oral caracterizada por freio lingual curto, capaz de restringir o movimento adequado da língua e afetar várias funções orais como a amamentação, a fala e a alimentação, podendo chegar até o desmame precoce ou alterações no desenvolvimento facial da criança.  

Ana Paula Matos destaca que a iniciativa fortalece políticas públicas como a Rede Amamenta Brasil, Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) e Unicef. “Nessa fase de 0 a 4 anos, a língua presa pode ser negligenciada por ‘passar despercebida’, por isso a importância do teste da linguinha nos primeiros dias de vida. Uma vez identificada, é importante iniciar o tratamento o quanto antes para ajudar o recém-nascido a se alimentar melhor, por exemplo, além de prevenir outras complicações resultantes da língua presa. Estamos muito felizes em poder garantir o cuidado integral e precoce dos bebês”. 

Acesso – O serviço será norteado por um protocolo da Rede de Frenotomia de Salvador, já lançado e divulgado pela Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS em toda a rede municipal; com a capacitação dos odontólogos para o encaminhamento adequado dos pacientes. No CEO Carlos Gomes, o trabalho será coordenado pela doutora odontopediatra Lizzia Moura Ferreira.  

O paciente será atendido primeiramente nas Unidades de Saúde (UBS ou USF), que encaminharão os dados necessários da criança (Cartão SUS, nome completo e telefones para contato) para a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS, responsáveis pelo contato com a família para agendamento da cirurgia.