Salvador espera receber 3,4 milhões de visitantes neste verão
Que Salvador é uma cidade, turística, não é novidade, mas a cada mês a cidade consolida seu posto como um dos destinos mais procurados do Brasil. A taxa de ocupação dos hotéis da capital, que atingiu 90% na terceira semana de outubro, é um dos indicadores do momento positivo. Entre dezembro e março do ano que vem cerca de 3,4 milhões de pessoas devem passar pela capital, o que representa um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são do Jornal Correio.
Depois da crise da pandemia que fez hotéis ficarem, em média, oito meses sem receber turistas, o verão de 2024 deve concretizar a retomada do setor. Diárias chegam a ficar 80% mais caras na capital durante o período.
A alta no turismo foi de 13%, enquanto a média nacional ficou em 4,9%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho do turismo na Bahia nos oito primeiros meses do ano é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais, que registra alta de 17%
A Bahia, inclusive, aparece em 4º lugar em um levantamento feito pelo Itaú Unibanco, que aponta que o estado representa 7% das transações com cartão de crédito relacionadas ao turismo no Brasil
Para firmar ainda mais a posição da capital baiana como destino desejado em todo o país, a prefeitura da cidade lançou o Festival Virada Salvador 2024 em um evento em São Paulo. A programação da festa de réveillon, que ocorre na Boca do Rio, terá 12 horas ininterruptas de músicas e mais de 485 artistas entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. O prefeito Bruno Reis também anunciou o Viva Verão Salvador, encontro de grandes nomes da música nacional que acontecerá depois do Carnaval.