Elevador Lacerda passará por reforma e vai ganhar ar-condicionado e varandas

 Elevador Lacerda passará por reforma e vai ganhar ar-condicionado e varandas

Foto: Bruno Concha/Secom

Compartilhe

Prestes a completar 150 anos, o Elevador Lacerda já deu os primeiros passos para passar por uma melhoria. O edital foi publicado na última quarta-feira (11), e inclui uma nova iluminação da torre, alteração do espaço e um sistema de climatização para as cabines de elevação.

O equipamento, idealizado pelo engenheiro Antônio de Lacerda e construído pelo irmão Augusto, já foi considerado o mais alto elevador urbano do mundo, terá um aporte de até R$ 7.795.555,90 em obras pela prefeitura de Salvador, incluindo a melhoria nas cabines.

O cartão-postal que liga as praças Tomé de Souza, na Cidade Alta, e Cairu, na Cidade Baixa, irá receber um novo modelo de refrigeração. Todo o espaço do Elevador Lacerda agora irá contar com um sistema de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), através de um sistema de ar condicionado central, do tipo Multi Split, que funciona com uma única condensadora (unidade externa) ligada a várias evaporadoras (unidades internas) através de um ciclo único de refrigeração, com sistema de expansão direta.

Por decorrência das transformações, a sorveteria Cubana, que está instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930, será realocada e passará para outro espaço no acesso da Cidade Alta. O projeto propõe que dessa forma diminuirá os conflitos entre a fila de atendimento da sorveteria e o fluxo dos usuários do Lacerda.

Além disso, serão eliminados os dois espaços comerciais de planta triangular que ocupam as duas laterais junto à fachada principal, comprometendo a espacialidade e os fluxos do equipamento.

O nome “Lacerda”, voltado para a Praça Municipal, também será restaurado e iluminado. “Na Cidade Baixa, por sua vez, serão criados novos gradis metálicos sobre as três portas de acesso, com as palavras ENTRADA, LACERDA e SAÍDA nas portas da esquerda, central e da direita, respectivamente.

Divulgação