Eclipse solar anular acontecerá neste sábado (14) e poderá ser visto em Salvador; veja cuidados

 Eclipse solar anular acontecerá neste sábado (14) e poderá ser visto em Salvador; veja cuidados

Foto: Reprodução/NASA

Compartilhe

Neste sábado (14) o dia vai escurecer mais cedo, graças ao eclipse anular do Sol, fenômeno em que a Lua fica alinhada entre a Terra e o Sol, podendo ocorrer uma ou duas vezes por ano.

Mas dessa vez o Brasil vai poder contemplar esse evento, e somente nove estados brasileiros poderão assistir ele de forma completa. são eles: Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No restante do país, quem olhar para o céu verá o Sol levemente coberto pela Lua.

O eclipse deve começar por volta das 15h (horário de Brasília) e chegar ao ápice às 16h51. O término está previsto para 17h50 – com um total de 2 horas e 7 minutos.

Cuidados

De acordo o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), quem for assistir ao fenômeno, não deve olhar diretamente para o Sol, nem mesmo com o uso de películas de Raio-X, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição, mesmo que de poucos segundos, pode danificar a retina de modo irreversível. “Para olhar diretamente para o Sol somente com o uso de filtros solares apropriados, telescópios adequados e sob a supervisão de profissionais”.

Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial (14 ou maior, verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2), ou olhando para o reflexo do Sol.

Transmissão

Mas o MCTI irá transmitir o Eclipse Solar Anular ao vivo para todo Brasil, por meio da sua unidade do Observatório Nacional (ON), pelo canal do Youtube do ON. O evento terá início às 11h30 da manhã e durará até 18h  (horário de Brasília). O evento já está programado na plataforma, e você pode ativar a notificação clicando aqui.