Sesab acusa Prefeitura de Feira de Santana de fake news sobre piso da enfermagem

 Sesab acusa Prefeitura de Feira de Santana de fake news sobre piso da enfermagem

Foto: Divulgação/Santa Casa

Compartilhe

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) diz ser falsa a alegação da Prefeitura de Feira de Santana que diz não ter recebido o repasse de R$ 1,6 milhão, destinado ao pagamento dos enfermeiros e técnicos de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia da cidade. Valor que corresponde ao piso salarial da enfermagem.

A secretaria estadual esclareceu que os recursos do Ministério da Saúde para a Santa Casa de Misericórdia de Feira, responsável pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), foram depositados diretamente no Fundo Municipal de Saúde de Feira de Santana em 2 de outubro. O montante de R$ 1.667.854,15 é referente ao período de maio a setembro de 2023.

O entendimento ministerial foi motivado pela Resolução CIB nº 464, de 13 de setembro de 2023. O destino deste recurso ao Fundo Municipal de Saúde e a consequente exclusão desse montante a ser destinado ao Fundo Estadual de Saúde está registrado em ofício encaminhado ao Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems/BA) em 3 de outubro de 2023, tendo conhecimento a Secretaria Municipal da Saúde de Feira de Santana.

A Sesab sugere ainda que a Prefeitura de Feira de Santana mantenha uma conversa com o Ministério da Saúde, para definir de forma breve a questão.