Transalvador monta operação especial de trânsito para Festival Virada Salvador
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial de trânsito nas imediações da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, durante a realização do Festival Virada Salvador 2023 que começa nesta quarta-feira (28) e vai até o dia 1º de janeiro. A estratégia visa garantir a mobilidade no trânsito e proporcionar maior segurança aos baianos e turistas que forem curtir as atrações.
Assim como em anos anteriores, não será realizada interdição do tráfego de veículos na região. Os esforços estarão concentrados na segurança dos pedestres e na mobilidade do trânsito na Avenida Octávio Mangabeira, tanto no sentido Itapuã quanto no sentido Pituba.
Para garantir uma melhor fluidez no trânsito e adequada orientação para pedestres e condutores, são instalados painéis de mensagem, faixas e banners nos dois sentidos da via principal, para orientação do público sobre a travessia de pedestres, embarque e desembarque, pontos de ônibus, táxi e mototáxi, e sobre locais onde é proibido parar e estacionar.
A partir das 14h, viaturas estarão posicionadas em locais estratégicos para iniciar o acompanhamento e ordenamento do trânsito na região. A operação será realizada de forma mais ostensiva a partir das 15h, horário previsto para o início do movimento de chegada do público para o início dos shows, a partir das 16h. A fiscalização será intensificada no entorno do evento, para evitar paradas e estacionamentos irregulares na Avenida Octávio Mangabeira. Haverá 14 pontos fixos de fiscalização, além de quatro áreas para fiscalização em rondas, nos bairros do Stiep e Boca do Rio.
O cidadão poderá estacionar nas vagas de Zona Azul pelo preço especial de evento, R$20, por um período de 12h. A cobrança especial é válida a partir das 15h. Os condutores poderão optar para fazer o pagamento da taxa através dos operadores cadastrados ou utilizar os apps da Zona Azul Digital.
Os espaços de estacionamento Zona Azul serão disponibilizados na Avenida Octávio Mangabeira – Bolsão Jardim de Alah II; Avenida Octávio Mangabeira – Bolsão Boca do Rio, após a Praça Osório Vilas Boas, sentido Patamares (quadra de tênis); Avenida Simon Bolívar, ao lado do canteiro central, lado esquerdo da via, liberando os retornos, sentido Avenida Professor Manoel Ribeiro; e Avenida Simon Bolívar, ao lado do canteiro central, lado esquerdo da via, liberando os retornos, sentido Orla.
A parada e o estacionamento de veículos estarão proibidos em ambos os sentidos da Avenida Octávio Mangabeira, nos trechos em frente ao Centro de Convenções e o Parque Atlântico. Já o estacionamento estará proibido na Avenida Octávio Mangabeira, ambos os sentidos, a partir do restaurante Yemanjá até o cruzamento com a avenida Jorge Amado.