Secretaria da Educação mobiliza 96 escolas com aulões do ENEM, neste sábado (22), em 54 municípios

 Secretaria da Educação mobiliza 96 escolas com aulões do ENEM, neste sábado (22), em 54 municípios
Compartilhe

Foto Ilustrativa: Amanda Chung

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove, neste sábado (22), mais uma etapa de aulões com o objetivo de fortalecer a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). As aulas serão realizadas, das 8h às 12h, simultaneamente, em 96 unidades escolares de 54 municípios baianos. A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, acompanhará os aulões em Feira de Santana, a começar pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães, seguindo para o Colégio Modelo, Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho e o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Saúde do Centro Baiano.

Em toda a Bahia, o aulão deste sábado alcançará 21 mil estudantes, que assistirão às aulas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, ministradas por professores/monitores do Programa Universidade para Todos (UPT) das universidades estaduais parceiras (UEFS, UESC, UESB e UNEB). Em Salvador e RMS, os aulões serão ministrados em 27 unidades escolares da rede estadual, a exemplo do Colégio Estadual Serravalle, na Pituba.

Universidade para Todos – Os aulões proporcionam aos estudantes uma experiência de aulas descontraída, interativa, participativa e interdisciplinar. Até novembro deste ano, cerca de 35 mil alunos participarão da atividade, em diferentes regiões do Estado. O programa UPT é voltado para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e egressos do Ensino Médio que estejam interessados em ingressar em cursos da formação superior. Neste ano, o UPT ofertou 18.966 vagas nos 27 Territórios de Identidade, totalizando 310 polos de funcionamento em 195 municípios. Isso representa 3.966 oportunidades a mais do que em 2022, quando foram disponibilizadas 15 mil vagas. Em Salvador, são 34 polos e 2.375 estudantes contemplados.