Grupo chinês prepara anúncio de fábrica de veículos na Bahia

 Grupo chinês prepara anúncio de fábrica de veículos na Bahia

Foto: Divulgação

Compartilhe

O grupo chinês BYD deve anunciar, na próxima terça-feira (4), detalhes da fábrica de veículos que será instalada na Bahia. A divulgação será feita pela vice-presidente global da companhia, Stella Li, que já está no Brasil para tratar dos últimos detalhes que envolvem o projeto. Nesta quarta-feira (28), ela e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, estarão em Brasília para um encontro com o presidente Lula (PT). As informações são do site Valor Econômico.

De acordo com o site, o anúncio oficial ainda depende de algumas definições. A principal é a localização da fábrica, além de não estarem totalmente concluídas as negociações dos chineses com a Ford para a compra da fábrica da montadora americana em Camaçari, fechada em 2021. O governo baiano preparou-se para oferecer outra área caso as negociações com a Ford fracassem.

A empresa vai investir no país cerca de R$ 10 bilhões até 2025. No protocolo de intenções assinado com o governo da Bahia em 27 de outubro e anunciado no dia seguinte por Rui Costa (PT), hoje ministro da Casa Civil, além dos automóveis, os planos do grupo chinês envolvem produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, além do processamento de lítio e ferro fosfato. De acordo com o documento, o investimento inicial no complexo industrial baiano somará R$ 3 bilhões e será feito com recursos do próprio grupo.