Prefeitura vai lançar programa de capacitação para varejo e pacote de ações para atrair investimentos 

 Prefeitura vai lançar programa de capacitação para varejo e pacote de ações para atrair investimentos 
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Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), terá uma nova trilha do Treinar Para Empregar, programa municipal de capacitação e de inserção no mercado de trabalho. A formação será no segmento do varejo, preparando os soteropolitanos para a abertura de duas grandes lojas do setor na capital baiana: a Leroy Merlin, no Cabula, e uma nova unidade da Ferreira Costa, no Vale dos Barris. A expectativa é de que, juntas, elas criem mais de 1,3 mil novos postos de trabalho. 

Além disso, a pasta lançará em junho o Invista Salvador, um pacote de ações que vai tornar o município ainda mais atrativo para a chegada de novos negócios. O plano visa divulgar as áreas de maior potencial na cidade, desburocratizar processos e criar uma estrutura de atendimento aos empresários. Essas iniciativas integram o conjunto de programas mantidos pela Semdec que têm colocado a capital baiana como líder na geração de empregos no Norte e Nordeste. No primeiro trimestre deste ano, ela teve um saldo positivo de 4.629 vagas formais criadas, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. 

Em dois anos, mais de 20 mil pessoas participaram do Treinar Para Empregar. O programa antecipa tendências do mercado de trabalho e lança trilhas de capacitação para as áreas de maior empregabilidade. “É o caso do varejo, que terá muitas vagas com a abertura das grandes lojas. Além disso, esse setor puxa junto o segmento de logística, que a gente também vê crescer e no qual temos desenhado outra trilha para formar pessoas. Vamos lançar em breve também uma formação para a carreira náutica, de enorme potencial”, diz Mila Paes Scarton, titular da Semdec. 

O maior case de sucesso do Treinar Para Empregar é a capacitação em energia solar, na qual 70% das pessoas que participam saem empregadas. O programa surgiu à época da chegada do Mater Dei a Salvador. “A gente se aproximou dos empresários do hospital para identificar quais eram as carreiras em que eles iriam empregar mais, e a gente montou a trilha Excelência em Saúde, direcionada para essa demanda. Tem sido um grande sucesso, porque saúde é um segmento que está crescendo muito e a gente sabia que, treinando as pessoas, elas teriam oportunidades, não só no próprio Mater Dei como em outros hospitais e clínicas”, diz Mila Paes. 

Invista Salvador 

 O programa terá três pilares: um focado em atração de investimentos, divulgando, com base em dados e estudos econômicos, quais as áreas de maior potencial na cidade; outro focado na melhoria do ambiente de negócios, aplicando medidas de desburocratização de processos, seja de forma legislativa ou não, facilitando a vida de quem gera trabalho no município; e um terceiro que visa melhorar a experiência de quem investe, colocando técnicos para atenderem os empresários de forma personalizada. 

“A ideia é apresentar essa Salvador de negócios, que muitas vezes passa despercebida. As pessoas estão acostumadas a ver Salvador como uma boa cidade para passear e curtir. Claro que isso também é negócio, e a gente contempla o Turismo e a Cultura dentro do Invista, mas aqui temos muitas outras possibilidades. É uma questão de posicionamento, de mostrar a capital baiana sob uma perspectiva diferente”, explica Mila Paes. 

Na última sexta-feira (19), o programa deu um passo importante com a criação do Comitê de Desburocratização, que reúne diversas secretarias municipais para implementar, dentro das pastas, mudanças de processos internos a fim de facilitar a vida de quem investe. “A gente já tem um grupo técnico que vem trabalhando há mais de um ano e meio traçando essas medidas de desburocratização. Nesta sexta, tivemos a criação oficial do Comitê por meio de decreto e, com isso, vamos transformar essas medidas em políticas públicas efetivas”, afirma a secretária da Semdec.