IPAC abre Semana Nacional de Museus com exposição especial em Salvador

 IPAC abre Semana Nacional de Museus com exposição especial em Salvador
Compartilhe

Foto: Bahia Turismo

Entre os dias 15 e 21 de maio, os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participam da 21ª Semana de Museus, com o tema Museus, sustentabilidade e bem-estar. 

A celebração neste ano no estado da Bahia contará com a abertura da exposição Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições, que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg (1921-2017), que estarão à mostra na Galeria 3 do Museu de Arte Moderna, na sexta-feira, 19/05, a partir de 18h. 

Além disso, o IPAC criou um roteiro de museus com horários ampliados (todos os dias, das 10h às 18h e museus do Pelourinho até às 17h) que poderão ser visitados através de transporte circular gratuitoque vai percorrer os museus do Centro Histórico de Salvador em direção ao Museu de Arte Moderna da Bahia, ao Museu de Arte da Bahia e ao Palacete das Artes.

Durante o período, os museus administrados pelo IPAC permanecem como ponto de coleta de doações de alimentos não perecíveis, integrando a campanha Bahia Sem Fome, um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia e visa alcançar cerca de 1,8 milhão de cidadãos baianos e baianas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Sobre a exposição Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições – “Krajcberg foi um dos primeiros artistas a cunhar essa expressão de sustentabilidade, ao tratar das emergências climáticas e das questões ambientais em geral e, por isso, será a nossa principal atração desta Semana na Bahia. Essa exposição é apenas uma das ações de preservação, conservação, institucionalização e promoção das obras de Krajcberg que realizaremos neste ano”, explica a diretora geral do IPAC, Luciana Mandelli.

Daniel Rangel, curador da exposição Entreatos II, explica que o MAM nunca teve uma obra de Krajcberg em seu acervo e agora receberá estes itens com diferentes suportes como esculturas, relevo de parede, pintura, desenho e fotografias. “Krajcberg fica entre o pós-moderno, pela busca da forma, e o contemporâneo, por ter se adiantado com temas como a ecologia e a sustentabilidade”, analisa Rangel.

Para Pola Ribeiro, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia, é muito potente inaugurarmos a exposição integrando oficialmente a 21ª Semana de Museus diante desta temática. “Com o valioso ativismo de Krajcberg, associando arte e a valorização do meio ambiente, teremos simultaneamente no MAM, exposições com Agnaldo dos Santos, J. Cunha, Rubem Valentim e a Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi, aliados a ações educativas permanentes, oficinas de arte, e residências artísticas e dar visibilidade à inventividade da Bahia”, analisa Ribeiro. Em sua longa vida de 96 anos, Krajcberg recebeu centenas de reconhecimentos por sua trajetória e contribuições para a arte e o meio-ambiente, entre os quais a mais alta honraria de Paris (França), a Medalha Vermeil (2012), e o troféu de melhor escultor do Mundo pelo IV Grande Prêmio de Enku (Japão, 2015).

Sobre o Acervo Krajcberg – De acordo com Luciana, o acervo de obras de Krajcberg foi disputado historicamente por vários estados brasileiros e por outros países. “Tudo foi doado ao Estado da Bahia, pelo próprio artista ainda em vida, com escritura assinada em 2009 por ele e pelo então governador Jaques Wagner. Esta doação foi referendada posteriormente pela Justiça da Bahia, em 2022”, detalha a diretora.

Em 2023, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia abriu um Inventário Público para realizar o cadastro e registro de todo o Acervo Krajcberg. Para isso, foi criada uma Comissão de Acompanhamento, composta por funcionários públicos e representantes civis. Além da conservação, institucionalização do acervo e da criação de reserva técnica no Museu do Recôncavo, o IPAC fará a promoção dessas obras de Krajcberg. “Estamos construindo parceria com o IBRAM para que algumas coleções do Acervo integrem exposições itinerantes através dos museus federais para apresentar e disseminar a obra de Krajcberg em todo o Brasil. Essa é uma experiência inédita para o Governo da Bahia”, explica Luciana.

Roteiro e Programação – A 21ª Semana de Museus propõe uma reflexão sobre a importância dos museus na promoção da saúde mental, educação ambiental e inclusão social. Os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia estarão com programação variada e intensa, com exposições, oficinas, palestras, visitas mediadas, contação de história, dentre outras atividades com este tema.

Para acompanhar a intensa programação nos Museus do IPAC no período, será disponibilizado transporte circular gratuito a população, conectando os equipamentos culturais do IPAC. Confira o roteiro e horários:

·         10h30 – Palacete das Artes x Museu de Arte da Bahia

·         11h – Museu de Arte da Bahia x Museus do Pelourinho

·         11h30 – Museus do Pelourinho x Museu de Arte Moderna da Bahia

·         12h – Museu de Arte Moderna da Bahia x Palacete das Artes

·         14h – Palacete das Artes x Museu de Arte da Bahia

·         14h30h – Museu de Arte da Bahia x Museus do Pelourinho

·         15h – Museus do Pelourinho x Museu de Arte Moderna da Bahia

·         15h30 – Museu de Arte Moderna da Bahia x Palacete das Artes

·         16h – Palacete das Artes x Museu de Arte da Bahia

·         16h30 – Museu de Arte da Bahia x Museus do Pelourinho

·         17h – Museus do Pelourinho x Museu de Arte Moderna da Bahia

·          18h15 – Museu de Arte Moderna da Bahia x Rodoviária (trajeto exclusivo para funcionários)

Ponto de encontro dos Museus do Pelourinho: Largo do Terreiro de Jesus 

Confira abaixo a programação completa:

Museu de Arte Moderna da Bahia

• 18/05/2023 – 09h às 12h

PALESTRA – ACESSIBILIDADE E MUSEUS: CAMINHOS A SE ENCONTRAR – Dialogar sobre informações básicas em acessibilidade para pessoas com deficiência em museus em Salvador, pela especialista Sandra Rosa (UNEB).

• .20/05/2023 – 16h

OFICINA – ‘Vinyasa yoga’ – linhagem da Hatha Yoga com a instrutora Tayla Candido – A proposta é unir respiração ao movimento; do participante se tornar o veículo da consciência, uma forma de instalar/colocar em evidência a divindade que habita em cada um de nós. Em 2021 Tayla iniciou aulas de yoga gratuitas na Comunidade do Unhão, vizinha do MAM, parceria que segue na Associação de Moradores toda semana.

•até 31/12/2023 – 16h às 18h

AÇÃO EDUCATIVA – PROJETO SOCIAL “PÉROLAS” – esporte/crianças de comunidades carentes da região

• até 08/07/2023 – 09h às 12h

OFICINA – PROCESSOS CRIATIVOS NA XILOGRAVURA-Oficinas do MAM

• até 23/07/2023

EXPOSIÇÃO – Agnaldo Manuel dos Santos- A Conquista da Modernidade

•18/05/2023 – 09h às 12h

PALESTRA – Acessibilidade e Museus: Caminhos ase Encontrar

•20/05/2023 – 16h

‘Vinyasa yoga’ – linhagem da Hatha Yoga com a instrutora Tayla Candido

• até 31/12/2023

EXPOSIÇÃO – ESPAÇO LINA – EXPOSIÇÃO PERMANENTE Coleção de Arte Popular de Lina Bo Bardi

• até 31/12/2023

EXPOSIÇÃO – ESPAÇO RUBEM VALENTIM – EXPOSIÇÃO PERMANENTE do ‘Templo de Oxalá’

• até 30/07/2023

EXPOSIÇÃO – UANGA- RETROSPECTIVA DO ARTISTA J.CUNHA. Reunião de 60 anos

Museu de Arte da Bahia

• 16/05, às 15h

Oficina e roda de conversa “De Onde Vem Para Onde Vai?” Leituras do Mundo com Diego Sei [Artista Visual] e Camila Contreras [Arquitetae urbanista]

• 17/05, às 14h30

Oficina de “Pintura em Aquarela com Tinta Natural”, com Josane Oliveira [Artista plástica]

• 17/05, às 18h

No Dia Mundial de Luta Contra a LGBTQIAfobia, 17 de maio, o fotógrafo baiano Genilson Coutinho inaugura a exposição ATÉ QUANDO?. O ensaio realizado por Genilson busca despertar na sociedade um posicionamento diante destas tristes histórias que não apenas tiram a vida das pessoas, mas também destroem lares, sonhos e histórias brilhantes, em nome de uma intolerância infundada.

• 18/05, 10h

Oficina de “Farinha Telhado”, com Arlene Guimarães, em parceria com a Feira Agroecológica, preparação de bolinhos vegetais

• 18/05, 15h30

Roda de Conversa e Oficina Colagem de Idéias “O Que Você Pensa Sobre Museus?” com a escritora e artista Neide Cortizo

• 18/05, às 17h

Visita Mediada – Exposição Sanagê Pele e Osso com o artista e expositor Sanagê Cardoso

• 19/05, 15h 

Meditação para Equilibrar a Vida em parceria com Brahma Kumaris, com roda de Conversa e vivência de meditação

•  20/05, às 15h

Oficina “Entre Folhas: Uma Poética Vegetal”, com Viga Gordilho [Artista visual]

Museu UdoKnoff de Azulejaria e Cerâmica

• 15/05/2023, das 14h às 16h

OFICINA = Oficina de “Pintura em Tela – Autorretrato” com a Artista Plástica e Psicóloga, Tarci Paim, realizada com o grupo da 3º Idade, Eterna Juventude. Máximo de 15 participantes.

• 15/05/2023, das 13h às 14h

PALESTRA = Palestra com a Artista Plástica e Psicóloga, Tarci Paim, sobre Arte-terapia e seu reflexo na sociedade, trazendo como referência Nise Silveira. Público Livre.

• 17/05/2023 – das 11h às 16h30

ENCONTRO = Grupo de Trabalho – Sustentabilidade para Museus Públicos: Estratégias e Metas. Elaboração de documento com metas e ações em Rede para Sustentabilidade dos Museus. Local: Biblioteca Central do Estado, Barris.

• 17/05/2023, das 08h45 às 10h45

MESA REDONDA = Painel Temático – Sustentabilidade e Bem-Estar nos Museus Públicos. Apresentação de projetos, estratégias, ações e resultados das atividades realizadas pela instituição, assim como melhorias. Local: Biblioteca Central do Estado, Barris.

• 19/05/2023 das 14h às 16h

OFICINA = Oficina de “Pintura em Tela – Autorretrato” com a Artista Plástica e Psicóloga, Tarci Paim, realizada com o grupo da 3º Idade, Eterna Juventude. Máximo de 15 participantes.

• 19/05/2023, das 13h às 14h

PALESTRA = Palestra com a Artista Plástica e Psicóloga, Tarci Paim, sobre Arte-terapia e seu reflexo na sociedade, trazendo como referência Nise Silveira. Público Livre.

• 20/05/2023, das 13h às 16h

OUTROS = Entrega e Instalação do painel doado pelo Artista Plástico Vanderlei Oliveira, o Rei do Mosaico. Público Livre.

Palacete das Artes

• até 28/05/2023

EXPOSIÇÃO – “Todas as Cores”, da artista plástica Lego Lima – Uma homenagem à força da mulher negra e traz retratos de mulheres que representam esta luta de libertação. 

• até 28/05/2023

EXPOSIÇÃO – “As poéticas visuais de Juarez Paraiso” – Mais de 90 obras de sete décadas de vida artística do desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor e diretor Juarez Paraíso

Centro Cultural Solar Ferrão

• 15/05/2023, das 09h às 16h

OFICINA = Práticas sustentáveis – Oficina de Carteira com caixa de leite para o grupo de mães e/ou responsáveis pelos estudantes da Escola Municipal João Lino. Instrutor professor Sandoval Soares.

• 17/05/2023, das 9h às 16h

OFICINA = Práticas sustentáveis – Oficina de Macramê para o grupo de mães e/ou responsáveis pelos estudantes da Escola Municipal João Lino. Instrutora professora Thaíssa Alves.

• 18/05/2023, das 14h às 16h

OFICINA = Práticas de bem-estar – Aula de Aerofight para o grupo de mães e/ou responsáveis pelos estudantes da Escola Municipal João Lino. Instrutor professor Feijão (Luiz Henrique).

• 18/05/2023, das 14h às 16h

OFICINA = Práticas de bem-estar – Aula de Dança para os estudantes do Colégio Estadual Azevedo Fernandes com o professor Juan Saulo.

• 19/05/2023, das 10h às 12h

OUTROS = Práticas de bem-estar – Terapias Alternativas – Auriculoterapia para o grupo de mães e/ou responsáveis pelos estudantes da Escola Municipal João Lino com a fisioterapeuta Erlane Andrea.

Museu Tempostal

• 16/05/2023, das 10h às 11h

OUTROS = Palestra sobre bem-estar e meditação guiada com representantes do Brahma Kumaris.

• 16/05/2023, das 10h às 16h

EXPOSIÇÃO = “Paz em todas as línguas”, Brahma Kumaris.

Parque Histórico Castro Alves

• 16/05/2023 a 19 /05/2023, das 10h às 14h

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – PROJETO SOPA DE LETRAS = Projeto destinado a motivar alunos do ensino fundamental, do 1º ao 6º ano, a prática da leitura através da contação de histórias. Com a estória “A Centopeia Perneta” de Bruno Mendonça Coelho. A estória conta como é possível superar limites, apesar das dificuldades, promovendo a inclusão social.

• 16/05/2023 a 18 /05/2023, das 10h às 14h

VISITA MEDIADA – DAS TRILHAS PARA O FUTURO = Projeto socioeducativo que visa dissemina boas práticas ecológicas através de visitas às trilhas e às nascentes preservadas do PHCA.

• 17/05/2023, das 19h às 21h

TEATRO = Ensaios da Companhia de Teatro Cecéu.

• 17/05/2023, das 14h às 16h

OUTROS – EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL = Roda de Terapia Comunitária do Colégio Estadual Alberico Gomes Santana.

• 19/05/2023, das 19h às 21h

SHOW MUSICAL = Ensaios do Grupo de Samba de Roda das Pedrinhas.