Telegram dispara mensagem contra PL das Fake News: ‘Irá acabar com a liberdade de expressão’

 Telegram dispara mensagem contra PL das Fake News: ‘Irá acabar com a liberdade de expressão’

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Compartilhe

Nesta terça-feira (9), o Telegram disparou em massa uma mensagem criticando o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News. No conteúdo, o aplicativo argumenta que o “Brasil está prestes a aprovar uma lei que irá acabar com a liberdade de expressão”. A proposta teve sua votação na Câmara dos Deputados adiada na última terça-feira (02) e segue sem uma data definida para ir a plenário.

O PL 2630/20, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania) e definido como a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, visa a regulação de plataformas de mídias sociais, a fim de combater a disseminação de informações falsas na internet, além de responsabilizar a plataforma e seus usuários quanto a conteúdos ofensivos. 

A plataforma diz que o PL que está em tramitação na Câmara dos Deputados representa um ataque à democracia do Brasil e matará a internet moderna. “Caso seja aprovado, empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil”.

A empresa também pede para que os usuários do aplicativo pressionem seus deputados para que o projeto de lei receba votos contrários e afirma que o projeto permite que o governo suspenda fatos ou opiniões sem uma ordem judicial e que para evitar multas, “as plataformas escolherão remover quaisquer opiniões relacionadas a tópicos controversos, especialmente tópicos que não estão alinhados à visão de qualquer governo atualmente no poder”.