76 aves são resgatadas vítimas de maus-tratos em ônibus

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 76 aves silvestres da espécie Cyanocompsa brissonii, conhecidas como azulões, durante fiscalização na BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia. A ação ocorreu na tarde de quarta-feira (13), por volta das 16h30, quando agentes abordaram um ônibus que seguia de Natal (RN) para São Paulo (SP).

Um dos passageiros foi flagrado transportando os animais sem documentação que autorizasse a captura ou o transporte. Ele admitiu que recebeu as aves na feira de Jequié e pretendia levá-las para Belo Horizonte (MG) e, depois, para Itabela (BA).

As aves estavam em duas bolsas fechadas, dentro de sete gaiolas com pequenos compartimentos, alguns com mais de um pássaro. Sem acesso à luz e com pouca ventilação, muitos animais apresentavam sinais de debilidade devido à superlotação e às condições inadequadas, configurando maus-tratos.

O caso foi enquadrado como crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98. As aves foram encaminhadas ao órgão ambiental competente para avaliação veterinária e reabilitação antes de serem devolvidas à natureza. O homem foi levado à Polícia Judiciária para as medidas cabíveis.

Mais de Soteropoles

plugins premium WordPress