29% dos brasileiros se identificam como de direita e 15% como de esquerda, diz pesquisa

 29% dos brasileiros se identificam como de direita e 15% como de esquerda, diz pesquisa

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Compartilhe

De acordo com 21ª edição da pesquisa “Panorama Político”, do Instituto de Pesquisa DataSenado, 29% dos brasileiros se identificam como de direita. O levantamento, feito entre os 5 e 28 de junho de 2024, revelou ainda que apenas 15% dos entrevistados está alinhada com as pautas da esquerda. As informações foram divulgadas pela Agência Senado de Notícias.

Ao todo, 40% da população não se alinha a nenhuma das principais correntes políticas, enquanto 11% se declaram de centro. O coordenador da pesquisa, José Henrique Varanda, confirmou que o dado mostra que, apesar da existência de posições políticas polarizadas, a maioria dos brasileiros prefere uma postura mais moderada ou não se identifica com os rótulos tradicionais.

A pesquisa analisou também que 81% dos brasileiros acham que as notícias falsas, as chamadas fake news, podem afetar significativamente o resultado eleitoral. Conforme o levantamento, 72% dos brasileiros já se depararam com notícias falsas nas redes sociais nos últimos seis meses e consideram “muito importante” controlar essas publicações para garantir uma competição justa.

Varanda destacou ainda que, conforme o estudo, a polarização afeta a forma como as pessoas percebem o papel das redes sociais, com aqueles que se identificam à esquerda sendo mais favoráveis à responsabilização das plataformas (95%) do que os que se identificam com a direita (65%).

Por fim, a pesquisa “Panorama Político” do DataSenado revelou que um terço dos brasileiros está insatisfeito com a democracia, enquanto 66% ainda acreditam que a democracia é sempre a melhor forma de governo. O levantamento abordou 21.808 brasileiros de todas as regiões do país.