O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta segunda-feira (5), o alerta laranja de acumulado de chuva para 28 cidades da Bahia. O aviso, que segue válido até a manhã de terça-feira (6), prevê possibilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
As regiões sob alerta incluem a Região Metropolitana de Salvador, o nordeste e o centro-norte do estado. Embora a capital baiana não esteja diretamente na lista do Inmet, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) aponta risco alto de deslizamentos em bairros de Salvador. Em algumas localidades, o volume de chuva ultrapassou os 100 milímetros nas últimas 72 horas.
O Inmet orienta que a população fique atenta a sinais de movimentação em encostas e, em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nas áreas sob alerta, são esperados volumes de chuva entre 30 a 60 mm por hora, ou até 100 mm ao longo do dia.
Mais de 20 municípios baianos registraram ocorrências relacionadas às chuvas durante o feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na última quarta-feira (1º).