Um grupo formado por 20 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro decidiu não participar da eleição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), marcada para o próximo domingo (25), às 10h, na sede da entidade no Rio de Janeiro. A decisão foi divulgada na noite desta quarta-feira (21) por meio de uma nota conjunta.
O novo presidente da CBF será Samir Xaud, de 41 anos, que assumirá um mandato de quatro anos. Ele entra no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado sob acusação de fraudar a própria eleição. Para não prejudicar os clubes em campo no fim de semana, a CBF permitirá o voto remoto.
Entre os times que boicotarão o pleito estão Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional, São Paulo, Cruzeiro, Fortaleza, Athletico-PR, Cuiabá, Goiás, Juventude, Santos, América-MG, Atlético-GO, Coritiba, Chapecoense, Sport, Botafogo-SP, Mirassol e Novorizontino. Bahia e Vitória, por outro lado, não se posicionaram.
Na nota intitulada “Sem clube não tem futebol”, os clubes criticam a falta de democracia no processo eleitoral:
“O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.”