22 de fevereiro de 2025
Abrir Player em Nova Janela

13 pessoas são presas durante operação contra grupos especializados em furto de celulares

 13 pessoas são presas durante operação contra grupos especializados em furto de celulares

Fotos: Divulgação/Ascom: PC-BA

#Compartilhe

A Polícia Civil da Bahia, em ação integrada com as Polícias Civis de Sergipe e de Pernambuco, deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a Operação “Tela Fria”, visando desarticular grupos criminosos especializados no furto de celulares durante grandes eventos na orla de Aracaju. A investigação começou após mais de 650 boletins de ocorrência serem registrados por vítimas desse tipo de crime.

A Delegacia de Turismo da Polícia Civil de Sergipe identificou que a maioria dos criminosos era da Bahia, com atuação em bairros como Massaranduba, Uruguai, Fazenda Coutos, Sussuarana e Valéria. O grupo operava de forma estruturada, contando com especialistas em furto, desbloqueio de dispositivos e movimentação financeira ilegal.

Os criminosos furtavam celulares em eventos e enviavam mensagens ameaçadoras para obter as senhas das vítimas. Com os aparelhos desbloqueados, acessavam redes sociais, contatos e contas bancárias, realizando compras fraudulentas e transferências antes de revender os dispositivos no mercado ilegal.

Ação coordenada e forças envolvidas

A operação foi fruto de um trabalho integrado entre as forças policiais, com a Polícia Civil da Bahia mapeando os alvos e as localidades onde os suspeitos atuavam. Como resultado, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva, simultaneamente em Sergipe, Bahia e Pernambuco. Durante as buscas, foram apreendidos sete celulares e um iPad.

A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Salvador) e contou com o apoio de 130 policiais civis dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate à Corrupção e ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), de Polícia Metropolitana (Depom), das Coordenações de Operações e Recursos Especiais (CORE) e de Polícia Judiciária (COPJ), além do Centro de Operações de Policiais Especiais (Cope/SE)

Relacionados