Ouça a Rádio Soteropoles aqui

1° edição do Festival Nacional de Artesanato acontece em maio, em Salvador

 1° edição do Festival Nacional de Artesanato acontece em maio, em Salvador

FOTO: Manuela Cavadas

Compartilhe

A primeira edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA) está agendada para ocorrer entre os dias 17 e 19 de maio na Arena Fonte Nova, em Salvador. O acesso ao evento é gratuito e promete oferecer uma ampla gama de atividades culturais, oportunidades de negócios, workshops, gastronomia, tendências da moda artesanal e espetáculos musicais para animar a capital baiana.

Esta edição contará com a participação de mais de 200 artesãs e artesãos de 20 rotas da Bahia, incluindo 20 mestras e mestres, seis associações de artesanato representando a Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia (FAAEB) e dez Federações Nacionais representando a Confederação Brasileira de Artesãos (CONART).

Representantes de estados como Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo, além do Distrito Federal e da Bahia, marcarão presença no evento. O festival ocupará os níveis 6, 7 e 8 da Arena Fonte Nova e oferecerá 235 estandes repletos de peças artesanais que refletem a rica história e criatividade dos artesãos de diversas regiões do Brasil.

O FENABA será aberto ao público no dia 17, às 15h, com a solenidade oficial de abertura prevista para às 17h, contando com a presença de autoridades.

O FENABA será aberto ao público no dia 17, às 15h, e a solenidade oficial de abertura será às 17h com a presença de autoridades.

Confira a programação:

Nível 6 da Arena Fonte Nova

  • Maioria dos estandes de comercialização de produtos
  • espaço gastronômico
  • parque infantil
  • espaço da Economia Solidária
  • Salão de Negócios
  • Mini Palco – com apresentações artísticas e musicais

Área Nível 7

  • “Espaço Mestras e Mestres ” – onde artistas renomados compartilham seus saberes e promovem a preservação e transmissão dos conhecimentos e técnicas artesanais para as futuras gerações.
  • “Espaço dos Povos Originários e Tradicionais” – vai apresentar toda a riqueza da arte e da cultura indígena e quilombola da Bahia.
  • “Espaço Conceito” – exposição imersiva que reproduz um cenário de uma casa decorada com um mix de peças artesanais utilitárias para o dia a dia, mostrando como o uso do artesanato na decoração pode imprimir beleza, personalidade e funcionalidade para os ambientes.

No local, também acontecerão as oficinas de qualificação, onde visitantes e artesãos irão aprender e aprimorar técnicas de artesanato.

Área externa do Nível 7

  • Palco principal – com shows com grandes nomes da música baiana e nacional, como Paulinho da Viola, que se apresenta no dia 18 (sábado).

Nível 8 da Arena Fonte Nova

Auditório recebe o 2° Encontro de Artesãs e Artesãos Artesanato da Bahia e os painéis com as temáticas “Artesanato e Empreendedorismo Feminino” e “Negócios do Artesanato”.